O que seus números representam + 6 coisas que você devia estar medindo

Você já reportou um número só por reportar?

Bem, eu já…

Mas, antes de você me julgar, isso foi antes de eu entender a importância dos relatórios. Hoje em dia eu amo relatórios, sou super a favor de relatórios, sou #TeamRelatorios! 🙌

Com o tempo, eu fui percebendo que não adiantava testar sem um parâmetro de sucesso. Esperar pra algo viralizar é um conceito muito genérico e deixa a avaliação muito ampla.

Eu sou do tipo que estabelece o KPI no planejamento!

Pera…

O que é KPI?

Key Performance Indicator é a métrica chave pra desvendar o que é sucesso na sua ação.

Vamos tratar um pouquinho aqui os principais item que pode ser medido nas redes sociais representa pra ação:

Engajamento: toda ação visível e/ou que traga notoriedade (curtir, reagir, comentar, compartilhar, salvar…). Mede o quanto você consegui mover emocionalmente a audiência a ponto deles decidirem realizar gastar seu próprio tempo executando uma ação visível no seu conteúdo.

Impressões: quantas vezes o conteúdo foi mostrado pras pessoas. Algumas pessoas precisam ver oconteúdo múltiplas vezes antes de interagir, então o número distingue do alcance. Aqui, mede quantas vezes o código tentou gerar um engajamento.

Alcance: quantas pessoas receberam o conteúdo impresso. Pode entender que mede os usuários únicos que o algoritmo entendeu que seriam potenciais “curtidores” do seu conteúdo.

Views: quantas vezes o conteúdo foi visto pelo tempo mínimo, independente do quanto foi impresso; medindo o número de visualizações, mesmo que tenham sido só 3 segundos.

CTR: aqui quer dizer “click through rate” ou taxa de clique. Mede o número de clique dividido pela taxa, que geralmente é impressão.

Seguidores: quantos fã, seguidores ou fãs você ganhou (ou perdeu) no período. Aqui, se você medir por post, pode ter a quantidade de conversões social do seu conteúdo. Caso escolha medir os números finais da página, esse dado será menos apurado.

Eu aconselho sempre a medir por post no período, mas se você escolher os dados genéricos da página cuidado com o Long Tail, ok?

Qual dessas definições não te surpreendeu? Conta nos comentários.



Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *